Romilia Maria

SÓCIO EDUCATIVO DE 6 a 14 ANOS

Programa Sócio Educativo para Crianças e Adolescentes de 6 a 14 anos

Esse Programa objetiva oportunizar para crianças, adolescentes e suas famílias a transformação social de vida, oferecendo-lhes acolhimento e espaço protetivo, buscando através de atividades físicas, expressivas, culturais e lúdicas a possibilidade do desenvolvimento de potencialidades, que possam torná-los protagonistas de suas histórias.

O processo de educação não formal desenvolve a consciência da criança e do adolescente preparando-os para se tornarem cidadãos cônscios de direitos e deveres, levando-os à compreensão de seus interesses. Visa buscar soluções para problemas do cotidiano e assim, uma educação para a vida e para a arte de bem viver. Favorece o desenvolvimento da auto-estima, da valorização pessoal e da autoconfiança. Através dessa proposta trabalham-se diversas formas de arte, o contato com a música, ritmos musicais e oficina de dança cultural, desenvolvendo habilidade motora fina e proporcionando às crianças e adolescentes um desenvolvimento global de suas habilidades. Também a educação física torna-se um instrumento indispensável no processo sócio educativo. Através de práticas esportivas é possível desenvolver nas crianças o respeito, o trabalho em equipe, o entendimento e respeito a regras, valores, além de contribuir para uma melhora na percepção, atenção e concentração. Os jogos dirigidos e espontâneos ajudam a adquirir melhores condições de sociabilidade.

Objetivo Geral do Programa

Desenvolver atividades práticas que efetivem e consolidem o aprendizado garantindo assim, a permanência das crianças na escola. Isso irá influenciar na expectativa de vida deles e conseqüentemente em uma melhor qualidade de vida, visando o desenvolvimento integral das crianças nos seus aspectos biológico, psicólogo e sócio cultural.

Objetivos Específicos

    — Oferecer espaços de acolhimento e escuta.
  • — Promover ações articuladas com a rede de cultura, educação e saúde.
  • — Ampliar o universo cultural e intergeracional.
  • — Vivenciar atividades que estimulem o desenvolvimento da iniciativa e participação de cada criança e adolescente no grupo, a fim de favorecer a formação de adolescentes críticos, inovadores e criativos frente a situações de conflito e a problemas do cotidiano.
  • — Oportunizar a vivência de atividades e conteúdos não formais através de jogos lúdicos, contos de fadas, pinturas diversas, teatro, dramatização.
  • — Despertar a curiosidade e o desejo de conhecer e aprender novos conteúdos.
  • — Contribuir para o desenvolvimento do protagonismo.
  • — Despertar para uma mudança de perspectivas das crianças, adolescentes, famílias e da própria comunidade.

Centro Social Romília Maria - Rua Agnaldo Macedo, 123/135 - Vila Ipê - Campinas - (19) 3271 1022
Desenvolvidor por © Komeia Interativa