Romilia Maria

NOSSO TRABALHO

O Centro Social Romília Maria atua no sentido de “provocar”, positivamente, as pessoas que dele necessitam, para que se tornem capazes e responsáveis por sua própria vida, pelos seus caminhos, pelo seu sucesso como pessoa, como profissional, como familiar.

Através de seus projetos, visa estimular a descoberta da “força interior” de cada um em sentido individual e coletivo, simultaneamente. Faz isso, principalmente, possibilitando e facilitando o acesso ao conhecimento. É um trabalho de emancipação - provoca o indivíduo, propiciando que ele se torne independente perante a sociedade – e se baseia em um processo de troca, ou seja, é preciso que o indivíduo deseje participar e crescer através desse trabalho.

Essa troca tem sido bastante profícua ao longo de mais de três décadas de história atendendo o entorno e são vários os casos de crianças que se desenvolveram e se tornaram adultos conscientes e participativos na sociedade, inclusive ajudando a dar continuidade ao trabalho realizado pela entidade, pois ainda há muito para ser feito.

Atuando de acordo com a nossa missão, os trabalhos desenvolvidos e serviços prestados pelo Centro buscam cultivar nas pessoas atendidas a capacidade de se tornarem participantes e agentes diretos de todas as situações que eventualmente surgirão ao longo de suas vidas, propiciando assim o desenvolvimento da auto-estima, valorização pessoal e autoconfiança.

Fomentamos no cidadão e nas pessoas da comunidade — que em sua maioria encontram-se em meio ao processo de exclusão social existente no país — a capacidade de fazê-las acreditar na possibilidade de se constituírem indivíduos que não sejam apenas meros expectadores de cada acontecimento social, pessoal ou profissional de suas vidas. Buscamos semear nessas pessoas a força capaz de fazê-las potencializar seus dons e vocações, na construção contínua de um cidadão ativo e participativo dos acontecimentos de sua comunidade, cidade e mundo.

É intenção dos programas de educação e dos trabalhos geridos pela Instituição que todos os envolvidos possam se tornar pessoas completas e capazes de construírem seus destinos e que futuramente possam dedicar parte de seu tempo e do conhecimento adquirido para auxiliar e contribuir com a comunidade em que se inserem e, dessa forma, dar movimento à roda da fraternidade social.

Centro Social Romília Maria - Rua Agnaldo Macedo, 123/135 - Vila Ipê - Campinas - (19) 3271 1022
Desenvolvidor por © Komeia Interativa