Romilia Maria

CENTRO DE CONVIVÊNCIA INCLUSIVO E INTERGERACIONAL

Programa Centro de Convivência Inclusiva e Intergeracional

O Centro Social Romília Maria está inserido na Região Sul da cidade de Campinas, onde a população idosa é muito numerosa, acompanhando a transição mundial para essa faixa etária que ocorre de forma diferenciada entre países desenvolvidos e aqueles ainda em desenvolvimento.

Este programa tem como premissa proporcionar à pessoa idosa um espaço de vivência comunitária e inter geracional, com ações sócio-educativas que gerem qualidade de vida e protagonismo social. Fortalecer os vínculos familiares e comunitários de nossos idosos já faz parte da missão da entidade, que tem legitimidade reconhecida pela comunidade local e pelos equipamentos sociais da Rede de Proteção da pessoa idosa.

Este espaço proporciona reuniões temáticas semanais, Curso de Alfabetização, Biblioteca, Informática, Oficina de Dança - Movimentos Corporais, Passeios Culturais e Eventos Sociais motivando assim uma nova perspectiva de vida, maior interlocução com a família e comunidade, e a prevenção de doenças pertinentes ao idoso e a violência doméstica.

Objetivo Geral

Proporcionar um espaço de vivência e lazer para o idoso, inclusivo, buscando potencializar a Rede De Proteção Básica na Região Sul com ações protetivas sócio-educativas.

Objetivo Específico

  • — Oferecer um espaço social legitimado que extrapole os limites do núcleo familiar e provoque a conscientização e apropriação de direitos e deveres.
  • — Prevenir, registrar e denunciar situações de vulnerabilidade social do idoso, propiciando um espaço de acolhimento, de escuta individual ou grupal, garantindo o sigilo com profissionais adequados conforme a demanda do território.
  • — Despertar, incentivar e propiciar ao idoso um trabalho sócio-educativo através de ações compensatórias e emancipatórias, como inserção a programas como BPC e oficinas.
  • — Ter representatividade no Conselho do Idoso, e garantir o acesso e acompanhamento nos espaços políticos de controle social, do cumprimento das deliberações ocorridas nos Fóruns, Conselhos e Conferências, através de indicadores e monitoramento.

Centro Social Romília Maria - Rua Agnaldo Macedo, 123/135 - Vila Ipê - Campinas - (19) 3271 1022
Desenvolvidor por © Komeia Interativa